O projeto
O projeto “Justiça de Gênero: Mulheres e Homens Unidos na Promoção da Equidade, Dignidade e Inclusividade” é uma iniciativa da Diaconia, em parceria com a Igreja da Suécia, para envolver jovens, mulheres e lideranças de igrejas na promoção e defesa dos direitos das mulheres e, principalmente, na superação da violência contra o sexo feminino.
Desenvolvido desde 2014, o projeto está presente em três estados do Nordeste brasileiro, marcados historicamente pela violência de gênero: Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. Ao todo, são 21 municípios contemplados com atividades de formação sobre a temática, como oficinas, palestras, reuniões, seminários e intercâmbios interterritoriais, além de campanhas de mobilização, como a Eu Sou Mulher de Coragem, que incentiva vítimas de violência doméstica a denunciarem os agressores e transformarem suas histórias de vidas.
Até 2016, cerca de 500 pessoas serão beneficiadas de forma direta pelo projeto. Mesmo com o encerramento das atividades, a iniciativa seguirá dando frutos e contribuindo para a equidade de gênero através dos seus beneficiários e beneficiárias, que estarão capacitados/as e mobilizados/as para atuar como multiplicadores da justiça de gênero em seus espaços de convivência e suas comunidades de fé.