Diaconia

Recife | 19 de outubro de 2017

Destaques

OESTE POTIGUAR

02/05/2017Construção de cisterna realiza sonhos e mobiliza a família inteira

FOTO: Edson Silva / Diaconia

Por Carlos Henrique Silva *

Além da garantia do direito à água, a construção de cisternas também representa a concretização de um sonho para muitas famílias agricultoras. Alguns destes exemplos podem ser conferidos no município de São Miguel, no Oeste Potiguar, região que está sendo contemplada com 210 tecnologias com capacidade para 16 mil litros, construídas com apoio da Diaconia a partir do programa Um Milhão de Cisternas - P1MC.

É o caso do agricultor Manoel Targino Ferreira, de 83 anos, da comunidade de São Gonçalo. A vida inteira armazenando água em potes e num pequeno tanque construído do lado de fora da casa, seu Manoel quase não acreditava que a cisterna estava chegando. Mas quando começou o mutirão de pessoas escavando o terreno e montando as placas de cimento, a esperança ficou mais concreta: “Agora essa cisterna sai, querendo Deus! ”, comemorou.

Durante a construção, o projeto financia alimentação e mão de obra de pedreiros e serventes, mas algumas famílias têm a maior satisfação em também dar apoio no trabalho. Filha de seu Manoel e Maria Francisca Pinheiro, a agricultora Josefa Targino Ferreira, conhecida como Terezinha, somou-se aos serventes e também participou da construção da cisterna.

O auxiliar técnico Edson Silva lembra que os agricultores/as ainda se capacitaram no Curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH), como forma de utilizar a água e a tecnologia de forma mais consciente. “Durante essa primeira semana de maio, já teremos construído 70 cisternas, também nas comunidades de São Gonçalo de Cima e São Gonçalo da Linha Grande”, lembra Edson.

A previsão é de que até junho, todas as 210 famílias estejam com suas tecnologias prontas. O programa é realizado através de parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil).

* Carlos Henrique Silva é assessor de Comunicação da Diaconia.



Veja também

JUVENTUDE E TRANSFORMAÇÃO

20/04/2017 Novo projeto mobiliza grupos juvenis no Recife

CONTRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

18/04/2017 Agricultores/as pressionam Governo de Pernambuco por compromissos

Doações



Áreas de Atuação

Ceará

Regiões metropolitanas de Fortaleza

Pernambuco

Regiões metropolitanas de Recife e Olinda, Territórios Sertão do Pajeú, Sertão Central, Submédio São Francisco

Rio Grande do Norte

Territórios Sertão do Apodí e Alto Oeste Potiguar

Ceará Fortaleza 85 3252.6351

Pernambuco Recife (sede) 81 3221.0508 | Afogados da Ingazeira 87 3838.1056

Rio Grande do Norte Umarizal 84 3397.2665

A Diaconia é membro da actalliance

by nuvon | www.nuvon.com.br