Diaconia

Recife | 26 de outubro de 2014

News

NÃO À VIOLÊNCIA

05/03/2013Diaconia lança nova campanha em defesa dos direitos da mulher

Por Clara Cavalcanti

Nesta quarta-feira (06), a Diaconia dá o pontapé inicial da campanha “Eu sou uma mulher de coragem: eu defendo os meus direitos”, articulada em alusão ao Mês da Mulher. O lançamento da campanha será marcado por um bate-papo interativo sobre relações de gênero na sociedade moderna. A atividade acontece das 8h30 às 9h30, na sede da entidade, no Recife, com a participação da coordenadora da Coordenadoria da Mulher de Olinda (PE), Eliane Cavalcanti (Donana).  

“Essa primeira ação é voltada para colaboradores e representantes de grupos e projetos parceiros da Diaconia. Nossa ideia é que todos discutam e se envolvam na campanha, que ganhará as ruas já a partir desse dia, com a distribuição de adesivos e divulgação nas redes sociais”, explica a coordenadora da Unidade Territorial da Diaconia no Recife, Gleizy Gueiros, responsável também pela coordenação da campanha, cujo objetivo é a difusão da Lei 11.340/06, mais conhecida como Lei Maria da Penha.

A norma recebeu esse nome em homenagem à cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que lutou por 20 anos para ver seu agressor (o próprio marido) preso.  Instituída em 2006, a Lei criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.  “Através da campanha, queremos incentivar as mulheres a lutarem pelos seus direitos. Existe uma legislação que as protege da violência doméstica. Por isso, elas podem e devem denunciar os seus agressores”, explicou Gueiros.

Programação - Além do bate-papo, outras três atividades integram a programação da campanha, que se estenderá por todo o mês de março. No dia 22, a Missão Amós, parceira da Diaconia, realiza uma mostra de vídeos educativos e peças teatrais, na Estação Central do Metrô do Recife, com foco em estratégias de superação da violência contra mulher. A atividade acontece das 14h às 20h.

Já no dia 27, será realizada na Diaconia, a partir das 14h, a “Roda de Diálogo: Políticas para Mulher em Debate”, com a presença de representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário; de organizações da sociedade civil e lideranças de igrejas. Na ocasião,  uma carta assinada por organizações da sociedade civil, em que são reivindicadas a implementação e efetivação da “Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher no Estado de Pernambuco”, será entregue aos representantes do MPPE e da Secretaria da Mulher. 

No mesmo dia, à noite, o Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, será palco do “Sexta na Praça”, protagonizado pelo grupo juvenil Quebra Kabeça. A ação, que marcará o encerramento das ações políticas da campanha em 2013, contará com apresentações culturais (música, dança e teatro) e falas de convidados sobre a questão da violência doméstica. Em todas as atividades, serão distribuídos adesivos, botons e folders alusivos à campanha.

Dados - Segundo levantamento recente do Governo Federal, quatro entre cada dez mulheres brasileiras já foram vítimas de violência doméstica. Dados da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga a violência contra a mulher também apontam que mais de 90 mil mulheres foram mortas, nos últimos 30 anos, vítimas da violência doméstica, praticada principalmente por maridos e companheiros. 


Clara Cavalcanti é assessora de comunicação da Diaconia



See also

Donations



Work Areas

Ceará

Urban regions in Fortaleza

Pernambuco

Urban regions in Recife and Olinda; Territories in the Pajeú Brushland, the Central Brushland and the Lower São Francisco Region

Rio Grande do Norte

Urban regions in Natal; Territories in the Apodi Brushland and in the Upper Western Region of the State

Ceará Fortaleza 85 3252.6351

Pernambuco Recife (sede) 81 3221.0508 | Afogados da Ingazeira 87 3838.1056

Rio Grande do Norte Umarizal 84 3397.2665

A Diaconia é membro da actalliance

by nuvon | www.nuvon.com.br