Diaconia

Recife | 02 de setembro de 2015

News

NÃO À VIOLÊNCIA

05/03/2013Diaconia lança nova campanha em defesa dos direitos da mulher

Por Clara Cavalcanti

Nesta quarta-feira (06), a Diaconia dá o pontapé inicial da campanha “Eu sou uma mulher de coragem: eu defendo os meus direitos”, articulada em alusão ao Mês da Mulher. O lançamento da campanha será marcado por um bate-papo interativo sobre relações de gênero na sociedade moderna. A atividade acontece das 8h30 às 9h30, na sede da entidade, no Recife, com a participação da coordenadora da Coordenadoria da Mulher de Olinda (PE), Eliane Cavalcanti (Donana).  

“Essa primeira ação é voltada para colaboradores e representantes de grupos e projetos parceiros da Diaconia. Nossa ideia é que todos discutam e se envolvam na campanha, que ganhará as ruas já a partir desse dia, com a distribuição de adesivos e divulgação nas redes sociais”, explica a coordenadora da Unidade Territorial da Diaconia no Recife, Gleizy Gueiros, responsável também pela coordenação da campanha, cujo objetivo é a difusão da Lei 11.340/06, mais conhecida como Lei Maria da Penha.

A norma recebeu esse nome em homenagem à cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que lutou por 20 anos para ver seu agressor (o próprio marido) preso.  Instituída em 2006, a Lei criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.  “Através da campanha, queremos incentivar as mulheres a lutarem pelos seus direitos. Existe uma legislação que as protege da violência doméstica. Por isso, elas podem e devem denunciar os seus agressores”, explicou Gueiros.

Programação - Além do bate-papo, outras três atividades integram a programação da campanha, que se estenderá por todo o mês de março. No dia 22, a Missão Amós, parceira da Diaconia, realiza uma mostra de vídeos educativos e peças teatrais, na Estação Central do Metrô do Recife, com foco em estratégias de superação da violência contra mulher. A atividade acontece das 14h às 20h.

Já no dia 27, será realizada na Diaconia, a partir das 14h, a “Roda de Diálogo: Políticas para Mulher em Debate”, com a presença de representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário; de organizações da sociedade civil e lideranças de igrejas. Na ocasião,  uma carta assinada por organizações da sociedade civil, em que são reivindicadas a implementação e efetivação da “Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher no Estado de Pernambuco”, será entregue aos representantes do MPPE e da Secretaria da Mulher. 

No mesmo dia, à noite, o Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, será palco do “Sexta na Praça”, protagonizado pelo grupo juvenil Quebra Kabeça. A ação, que marcará o encerramento das ações políticas da campanha em 2013, contará com apresentações culturais (música, dança e teatro) e falas de convidados sobre a questão da violência doméstica. Em todas as atividades, serão distribuídos adesivos, botons e folders alusivos à campanha.

Dados - Segundo levantamento recente do Governo Federal, quatro entre cada dez mulheres brasileiras já foram vítimas de violência doméstica. Dados da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga a violência contra a mulher também apontam que mais de 90 mil mulheres foram mortas, nos últimos 30 anos, vítimas da violência doméstica, praticada principalmente por maridos e companheiros. 


Clara Cavalcanti é assessora de comunicação da Diaconia



See also

Donations



Work Areas

Ceará

Urban regions in Fortaleza

Pernambuco

Urban regions in Recife and Olinda; Territories in the Pajeú Brushland, the Central Brushland and the Lower São Francisco Region

Rio Grande do Norte

Territories in the Apodi Brushland and in the Upper Western Region of the State

Ceará Fortaleza 85 3252.6351

Pernambuco Recife (sede) 81 3221.0508 | Afogados da Ingazeira 87 3838.1056

Rio Grande do Norte Umarizal 84 3397.2665

A Diaconia é membro da actalliance

by nuvon | www.nuvon.com.br