Diaconia

Recife | 19 de outubro de 2017

Destaques

PARCERIA COMITÊ BETINHO

11/06/2013Famílias do Semiárido são contempladas com cisternas

FOTO: HIGOR GONÇALVES/DIACONIA

Por Fernanda Reis*, Higor Gonçalves** e Carlos Henrique Silva **

Dezessete famílias agricultoras do Rio Grande do Norte, que sofrem neste momento com a pior estiagem das últimas seis décadas, contam com um importante motivo para manter a esperança: serão contempladas com a aquisição de cisternas de placas, voltadas ao consumo e com capacidade para armazenar até 16 mil litros d’água (foto). As cisternas são fruto de uma parceria da Diaconia com o Comitê Betinho, que, através da campanha de sensibilização “A maior seca dos últimos 50 anos! E você não vai ficar indiferente!”, levantou os recursos para construção das tecnologias.

Ao todo, foram selecionadas 17 famílias das comunidades Boágua, Marrecas, Projeto de Assentamento Ursulina, Projeto de Assentamento Volta do Juazeiro e Sabe Muito, todas do município de Caraúbas, situado no Sertão do Apodi do Rio Grande do Norte. A construção das cisternas está prevista para começar entre os dias 15 e 20 de junho e durará cerca de dois meses. Uma cisterna de placas atende por cerca de nove meses até cinco pessoas com água para beber e cozinhar.

Das 17 cisternas doadas, dez são do próprio Comitê Betinho, três são do Sindicato dos Bancários da Região do ABC (na Grande São Paulo), uma do Sindicato dos Bancários de Campinas (SP), uma dos funcionários do Sindicato dos Bancários de São Paulo, e outras duas doadas de forma individual, por pessoas físicas. Um dos doadores que figura na lista (o outro é anônimo) é o funcionário aposentado do Banespa, o cearense Lázaro Itamar Gomes Tavares: “Conheço de perto o drama que nossos irmãos nordestinos enfrentam com a seca. Sempre tive vontade de fazer algo de concreto e agora, pelo Comitê Betinho, consigo realizar este antigo desejo”, comemora Lázaro.


Segundo um dos organizadores da coleta no Sindicato dos Bancários de São Paulo, o jornalista Jair Silva, a iniciativa partiu da mobilização dos colegas de trabalho diante da sensibilização com o drama vivido pelos sertanejos, e também graças ao perfil do próprio Comitê: “Resolvemos mobilizar nossos colegas também em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Comitê Betinho, pioneiro em São Paulo no apoio à construção de cisternas no Nordeste, e que atua com muita dedicação e transparência”, afirmou Jair.

“Esperamos que a dificuldade que estamos tendo em relação à água diminua. A cisterna armazena a água das chuvas, e nós precisamos dessa tecnologia, pois vivemos em uma comunidade que está sofrendo com a escassez” contou a líder do grupo de mulheres do Projeto de Assentamento Ursulina, Maria Dilvânia Fernandes. “Queremos não ter mais que passar pela situação de pedir um balde de água para ninguém”, desabafou.

Parceria - Esta não é a primeira parceria da Diaconia com Comitê Betinho. Em 2002, outras dez cisternas também foram construídas no Rio Grande do Norte. Já em 2011, foi a vez de quatro famílias pernambucanas receberem a tecnologia, que chegou por meio de doações levantadas pelo Comitê e articuladas pela Diaconia.  De acordo com Alyne Mesquita, assessora de mobilização de recursos da Diaconia, a parceria, que já existe desde a década de 90, “abre portas no campo da mobilização de recursos. O pessoal do Comitê Betinho enxerga as dificuldades de quem vive no Semiárido” destaca Mesquita.

“A cisterna é a grande referência de tecnologia para a convivência com o Semiárido. Ela o revolucionou. E a parceria com o Comitê Betinho, que para nós é de muita relevância, vem para dar oportunidade às famílias que estão passando por necessidades por causa da estiagem”, contou o coordenador da Unidade Territorial da Diaconia em Umarizal, Leonardo Freitas. “Precisamos estimular o voluntariado no Brasil, e é isso que o Comitê Betinho faz”, completou.

* Fernanda Reis é estagiária de comunicação da Diaconia. ** Higor Gonçalves e ** Carlos Henrique Silva são assessores de comunicação da Diaconia.



Veja também

JUVENTUDE E TRANSFORMAÇÃO

20/04/2017 Novo projeto mobiliza grupos juvenis no Recife

CONTRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

18/04/2017 Agricultores/as pressionam Governo de Pernambuco por compromissos

Doações



Áreas de Atuação

Ceará

Regiões metropolitanas de Fortaleza

Pernambuco

Regiões metropolitanas de Recife e Olinda, Territórios Sertão do Pajeú, Sertão Central, Submédio São Francisco

Rio Grande do Norte

Territórios Sertão do Apodí e Alto Oeste Potiguar

Ceará Fortaleza 85 3252.6351

Pernambuco Recife (sede) 81 3221.0508 | Afogados da Ingazeira 87 3838.1056

Rio Grande do Norte Umarizal 84 3397.2665

A Diaconia é membro da actalliance

by nuvon | www.nuvon.com.br