Diaconia

Recife | 19 de outubro de 2017

Destaques

PARCERIA

10/07/2013Famílias contempladas com cisternas recebem treinamento

FOTO: Divulgação

Por Fernanda Reis* e Carlos Henrique Silva**

Há exatamente um mês, 17 famílias que hoje enfrentam às adversidades impostas pela seca, receberam a notícia de que seriam contempladas com cisternas de placas, capazes de armazenar até 16 mil litros de água potável para beber e cozinhar. As cisternas são frutos de uma parceria da Diaconia com o Comitê Betinho (foto) que, através da campanha “A maior seca dos últimos 50 anos! E você não vai ficar indiferente”, levantaram recursos para a construção da tecnologia social, que ajuda a conviver com as condições do Semiárido.

Para Eric Nilson, presidente do Sindicato dos Bancários do ABC Paulista e um dos patrocinadores, foi gratificante a participação na campanha: “O Sindicato, como representante dos trabalhadores, se sente responsável por contribuir com projetos no âmbito da cidadania, solidariedade e inclusão social e, por isso, nos sentimos orgulhosos em colaborar com essa iniciativa do Comitê Betinho”, declarou.

Durante a tarde desta terça-feira (09), cerca de 20 pessoas reuniram-se na Escola Municipal Zacarias de Sales Arcoverde, situada na comunidade de Boágua, município de Caraúbas (no Sertão do Apodi do Rio Grande do Norte), para serem capacitadas para o recebimento das cisternas. O momento foi organizado pelo auxiliar técnico da Unidade Territorial da Diaconia em Umarizal José Edson. Além de aprenderem acerca da manutenção da tecnologia, os beneficiários conheceram sobre a missão, visão e o trabalho do Comitê Betinho, financiador do projeto. 

“As famílias recebes as cisternas, que são uma ferramenta de grande ajuda nestes tempos de seca, porém não sabe como manejá-las”, comentou José Edson. “Elas precisam aprender a respeito dos cuidados sobre a manutenção, para que a água esteja sempre limpa e possa ser usada tanto para beber, quanto para cozinhar”, completou.

As cisternas de placas começaram a ser construídas desde meados de junho, nas propriedades familiares das comunidades de Boágua, Marrecas, Projeto de Assentamento Ursulina, Projeto de Assentamento Volta do Juazeiro e Sabe Muito, situadas no município de Caraúbas. A  previsão é que todas estejam prontas até o final de agosto. 

* Fernanda Reis é estagiária do setor de comunicação da Diaconia. **Carlos Henrique Silva é assessor de comunicação da Diaconia.



Veja também

JUVENTUDE E TRANSFORMAÇÃO

20/04/2017 Novo projeto mobiliza grupos juvenis no Recife

CONTRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

18/04/2017 Agricultores/as pressionam Governo de Pernambuco por compromissos

Doações



Áreas de Atuação

Ceará

Regiões metropolitanas de Fortaleza

Pernambuco

Regiões metropolitanas de Recife e Olinda, Territórios Sertão do Pajeú, Sertão Central, Submédio São Francisco

Rio Grande do Norte

Territórios Sertão do Apodí e Alto Oeste Potiguar

Ceará Fortaleza 85 3252.6351

Pernambuco Recife (sede) 81 3221.0508 | Afogados da Ingazeira 87 3838.1056

Rio Grande do Norte Umarizal 84 3397.2665

A Diaconia é membro da actalliance

by nuvon | www.nuvon.com.br